Atenção Primária à Saúde

Programa de Coleta Seletiva é implantado na Central de Abastecimento Farmacêutico

aps-caf-capa

O Programa de Coleta Seletiva é um instrumento de melhoria no gerenciamento de resíduos que vem sendo implantado na Central de Abastecimento Farmacêutico da Secretaria Municipal da Saúde (CAF-SMS), localizada na sede do ISGH. A intenção do programa é além de adequar a CAF às exigências dos órgãos ambientais, proporcionar redução de custos à unidade, e sobretudo, conscientizar os colaboradores sobre a importância de utilizar diversos tipos de materiais de forma inteligente, tornando-os mais comprometido com o meio ambiente.

Esse incremento começou com a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), em janeiro de 2017, e sua aprovação pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA) e pela Agência Nacional da Vigilância Sanitária (ANVISA). O programa vem sendo conduzido pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Sede do ISGH, com apoio da gerência e dos funcionários da CAF.

aps caf 15anos

A coleta seletiva busca melhorar todas as etapas do manejo dos resíduos. Ela consiste na coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Na CAF SMS também foram implantadas algumas ações, para a redução da geração de resíduos. Os colaboradores "adotaram" copos e garrafas de plásticas e passaram a reaproveitar o papel, utilizando-os de ambos os lados nas impressões.

Na segregação, adquiriram-se novas lixeiras para destinar os resíduos aos locais corretos. No acondicionamento e identificação foram padronizadas etiquetas para melhorar o descarte dos resíduos nas lixeiras corretas e melhorado o acondicionamento temporário do papelão.

Na coleta interna e externa reconheceram-se novas empresas para comprar e adquirir os resíduos recicláveis gerados na CAF. Ademais, são realizados treinamentos bimestrais com os funcionários para tornar cada colaborador parceiro deste projeto.

Novas ações estão previstas no Cronograma de atividades desse programa para que haja um progresso nas ações já implementadas. Assim, pretende-se tornar esse projeto de implantação da Coleta Seletiva na CAF SMS uma referência para as outras unidades do ISGH.

 

Organização Social mantida com recursos públicos provenientes de seus impostos e contribuições sociais
© 2017 - Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar
- www.isgh.org.br
Todos os direitos reservados