Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar

Qualidade e segurança atestados pela Organização Nacional de Acreditação

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Conforme Informação da Organização de Saúde até julho/2017, para hospitais acreditados Nível III.

Quando uma instituição prima pelo bom funcionamento de suas unidades de saúde, pela segurança e excelência do cuidado com os pacientes, acompanhantes e colaboradores, ela acaba tendo que passar por alguns desafios. No entanto, apesar dos desafios, elas também ganham novas oportunidades de melhorias, aprendizado e por que não, de crescimento.

Ano após ano as organizações de saúde passaram a entender e a reconhecer a importância da segurança do paciente e da gestão da qualidade. Entendendo que para alcançar os objetivos, precisa envolver e estimular todo o corpo funcional a participar da construção e desenvolvimento dos processos, na busca por resultados. O ISGH também aposta nas Acreditações como estratégia para atestar a qualidade dos serviços prestados.

Uma das formas de avaliação da qualidade utilizada nas unidades geridas pelo ISGH é a Acreditação Hospitalar. Um processo de avaliação externo, que tem como referência os Padrões do Manual Brasileiro de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

A ONA possui três diferentes níveis de Acreditação:

Nível 1 ou Acreditado

O foco da avaliação é a segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Válido por dois anos.

Nível 2 ou Acreditado Pleno

Além de atender aos critérios de segurança, analisa a gestão integrada, os processos assistenciais e de apoio de modo a garantir a interação entre os envolvidos no cuidado e a definição dos resultados esperados para cada serviço. Válido por dois anos.

Nível 3 ou Acreditado com Excelência

O princípio deste nível é a "excelência em gestão". Uma Organização ou Programa da Saúde Acreditado com excelência atende aos níveis 1 e 2, além dos requisitos específicos de nível 3. A instituição já deve demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

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Excelência

ISGH 15 anos Foto HRC Acrdt

No Brasil, segundo o site do Conselho Nacional de Saúde (2017), existem 2.657 hospitais públicos. De acordo com o Ministério da Saúde, o nordeste é a região do país com maior número de hospitais públicos, com 1.026 unidades.

Observando o contexto nacional do processo de acreditação hospitalar, segundo informações da Organização Nacional de Acreditação (ONA - 2017), no Brasil há 559 unidades certificadas, destas, 255 são unidades hospitalares, sendo 43 públicas e 212 privadas.

Dos 255 hospitais acreditados no Brasil, 27 estão localizados no nordeste e apenas 3 no Ceará. Dois dos três Acreditados no nordeste são geridos pelo ISGH, o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (Nível III - Acreditado com Excelência) localizado em Fortaleza/CE e o Hospital Regional do Cariri (Nível III – Acreditado com Excelência) situado em Juazeiro do Norte/CE.

Em novembro de 2016, o Hospital Regional Norte (HRN) e a Unidade de Pronto Atendimento Cristo Redentor (UPA) receberam visita da instituição acreditadora para a realização de um diagnóstico organizacional de preparação para a certificação.

Em fevereiro de 2017, a UPA do Cristo Redentor foi Acreditada (Nível I), tornando-se a única unidade do Brasil e a primeira do estado do Ceará a receber o título. Na última quinta-feira (13), o Hospital Regional Norte também recebeu a certificação de Acreditado Pleno, atestando a qualidade da Unidade e fortalecendo o trabalho do ISGH, quanto gestor.

Para o desenvolvimento e implementação das boas práticas recomendadas pelo processo de acreditação, cada unidade desenvolveu atividades que foram aplicadas pelas equipes em seus processos de trabalho. Todo esse trabalho visa à segurança no cuidado e a qualidade na assistência e os resultados só foram obtidos graças ao engajamento de todos os colaboradores.

 

 

 

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